quinta-feira, 4 de junho de 2009

MESTRE PAULO DOS ANJOS

Historia da ACANNE
Recado do Mestre Linhagem da ACANNE Ilhe de Maré Mestre Renê na África Mestre Renê no Japão Mestre Paulo dos Anjos
Mestre Paulo dos Anjos
Mestre Paulo dos Anjos nasceu em Instância, pequena cidade situada no estado de Sergipe, no dia 15 de agosto de 1936. Ainda criança, mudou-se para a Bahia onde precisou começar a trabalhar muito jovem em conseqüência da morte precoce do seu pai. Por ser o mais velho dos seus irmãos, assumiu a responsabilidade de ajudar a criá-los, juntamente, com sua mãe. Em salvador, começou a praticar boxe. Posteriormente, conheceu Mestre Canjiquinha, com quem se iniciou na capoeira.
Com seu estilo próprio de cantar as músicas da capoeira angola, era venerado por todos, pois tinha uma “orquestra” em sua garganta. Sua forma de jogar capoeira, que ajudava a manter viva a sagacidade do seu mestre, era apreciada por todos os outros mestres.
Preocupado com o rumo da capoeira angola, nos anos 60 do século passado, Mestre Paulo dos Anjos resolveu ir para São Paulo com o propósito de transmitir os ensinamentos do seu mestre, deixando as rodas de capoeira da Bahia sentindo falta de um dos seus mais importantes ancestrais.
Mas ele foi pouco compreendido e encontrou bastante dificuldade em manter viva a tradição da capoeira angola. Assim, voltou à Bahia, reuniu seus discípulos e comunicou-lhes a sábia decisão de que, daquele momento em diante, iria trabalhar com crianças carentes, usando a capoeira como veículo contra a ignorância e o descaso.
Dessa forma, Mestre Paulo dos Anjos foi um dos primeiros a acreditar que, através da capoeira, seria possível formar cidadãos críticos e criativos que aprendessem a pensar, interagindo de forma positiva com o mundo no qual estão inseridos.
Mestre Paulo dos Anjos nos deixou no dia 26 de março de 1999.
Copyright © 2007-2008 Acanne. All rights reser

Nenhum comentário:

Postar um comentário