domingo, 24 de maio de 2009

MORCEGO EM 2008













INSTRUTOR WESLEI DO GRUPO DE CAPOEIRA VOO DO MORCEGO FOI QEM PESQUISOU ESTÁ MATÉRIA

Capoeira


É uma luta uma dança uma arte nascida e criada no Brasil .
Mas não podemos negar que a capoeira teve suas raízes na África. É manifestações e expressão de um povo oprimido em busca da sobrevivência, dignidade e principalmente da liberdade. Durante anos a capoeira foi considerada subversiva, sua prática era proibida e duramente reprimida.


ESTILO DE CAPOEIRA

Angola é o estilo mais próximo de como os negros, escravos jogavam capoeira caracterizada por ser mais lenta, porem rápida, movimentos disfarçados executados perto do solo, sua música é cadenciada, organizada e tem ritmo e o correto é estar sempre acompanhada por uma bateria completa de 08 instrumentos. Mestre Pastinha (Vicente Ferreira ), foi o grande defensor da preservação da capoeira angola é comum a primeira vista ver o jogo de angola como inofensivo ou não elaborado mas o jogo de angola se assemelha ao do xadrez pela complexibilidade dos elementos envolvidos seu domínio é bem mais complicada não envolve apenas a parte mecânica do jogo mas também características como sutileza, o subterfúgio, mandinga a dissimulação, teatralização e a brincadeira para enganar o oponente, o jogo de angola é tão perigoso quanto ao jogo de regional


CAPOEIRA REGINAL

Foi criada por mestre Bimba (Manuel dos Reis Machado), por volta de 1930. Bimba criou seqüências de ensino que ajudavam o aluno a desenvolver os movimentos de ataque de defesa bem objetivos, mas é importante saber a hora de parar o pé para não machucar o companheiro, mostrando assim sua superioridade e humildade.


A MÚSICA NA CAPOEIRRA



A música é um componente fundamental da capoeira foi introduzida como forma de enganar os escravizadores, fazendo-os acreditar que os escravos estavam dançando e cantando, quando na verdade também estavam treinando golpes para se defenderem ela determina o ritmo e o estilo do jogo que é jogado na roda de capoeira, algumas canções são sobre a história de capoeristas famosos, outras sobre o que está acontecendo na roda de capoeira, sobre a vida ou um amor e outras ainda são alegres e falam de coisas tolas, cantadas apenas para se divertir.



TOQUES

Existem vários toques, o toque cavalaria, por exemplo, era usado para avisar os integrantes da roda que a policia estava chegando, depois era tocado o toque de Santa Maria para avisar

que a policia já tinha ido embora e reunir os capoeirista novamente os toques de capoeira mais utilizados são:angola, são bento pequeno, são bento grande, iúna, regional de Bimba, Santa Maria, cavalaria, samba de roda e Benguela.


instrumento


São tocados numa linha chamada bateria o principal instrumento é o berimbal os outros intrumentos são pandeiro, atabaque, agogô e réco- réco .

BENEFICIOS DA CAPOEIRA

Para o corpo é perfeito os movimentos da capoeira com todos os músculos em pouco tempo você vai sentir uma grande mudança, menos tenção reflexos mais rápidos e ainda vai ganhar força com um pouco de persistência o seu fôlego vai melhorar pois a capoeira desenvolve o sistema cardio respiratório, mas não é só o corpo que leva vantagens o lado emocional também ganha muito porque a capoeira desenvolve criatividade e auto controle você ganha também

.resistencia- É presciso manter o pique durante a luta
.Agilidade- É os movimentos mudando de direção e sentido toda hora

.Velocidade- Para supreender o adversário sempre que possível

.Equilibrio- É presciso manter o domínio do corpo


.Coordenação- É presciso responder a vários golpes ao mesmo tempo
.Ritmo- Os movimentos do corpo acompanham a música

.Atenção- É presciso estar ligado o tempo todo nos movimentos

.Persistência- Os golpes só ficam perfeitos com muitas tentativas


.Coragem- Aos poucos o medo de fazer certos movimentos desaparece

.Astúcia- Você cria situações inesperadas para o adversário

.Flexibilidade- Na capoeira dominam os gestos mais amplos
03/08 dia do capoerista

quinta-feira, 14 de maio de 2009

sexta-feira, 8 de maio de 2009

MUSICA DE CAPOEIRA

O Sinhá o Sinhá quebrei meu pé fugindo das chibatadas na colheita do café , o Sinhá ... pele negra carne viva patrãozinho me bateu maltratei cavalo dele e ele se aborreceu mandou até o feitor de chicote me bater eu careço de ajuda peço ajuda a vóis mecer se vóis não me ajuda oi avisa pra joão que eu vou esperar no tronco até chegar a abolição o Sinhá....

CAPOEIRA CULTURA BRASILEIRA

A CAPOEIRA É CULTURA BRASILEIRA NASCIDA E CRIADA NO BRASIL POR FILHOS DE ESCRAVOS QUE DEU ORIGEM AFRO-BRASILEIRA .ELA NASCEU DA ÂNCIA DE LIBERDADE DE UM POVO OPRIMIDO QUE TEVE SEUS PAIS CAPTURADOS DO SEU LUGAR DE ORIGEM ÁFRICA E TRASIDOS PARA O BRASIL PARA SEREM ESCRAVISADOS FOI AI QUE TUDO COMEÇOU . NOS TEMOS QUE INCETIVAR NOSSOS IRMÃOS BRASILEIROS A PRATICAR A CAPOEIRA PRA QUE ELA NÃO ACABE, POR QUE É NOSSA HISTÓRIA NOS FAZEMOS PARTE DELA, NA CAPOEIRA NOS TEMOS PARTES TÉCNICAS INSTRUMENTAL E MUSICAL. A CAPOEIRA É PRA HOMEM MENINO E MULHER NÃO TEM DESTINÇÃO DE RAÇA, COR OU SEXO, VENHA PRATICAR A CAPOEIRA NO GRUPO DE CAPOEIRA VOO DO MORCEGO EM DIVINÓPOLIS MG AQUI TEM MUITA COISA PRA ENSINAR, TEMOS ANGOLA E REGIONAL (CONTRA MESTRE MORCEGO ) FONE (37)91221333 rua antônio anacleto de souza n°580 bairro quintino EMAIL PRA CONTATO: LUDAISA@HOTMAIL.COM ENVIEM SUAS CRITICAS OU SUGESTÕES