quinta-feira, 25 de junho de 2009

MESTRE CURIÓ





Mestre Curió


Jaime Martins dos Santos, discípulo de Pastinha nascido
em 1939, continua ensinando e difundindo a capoeira angola.
"Capoeira é arte, dança, malícia, filosofia, malandragem, teatro, música coreografia e não violência. Só passa a ser perigosa na hora da dor…"
"Existem muitas partes da mandinga, existem a mandinga da magia negra e a mandinga da malícia do capoeirista, quando ele se diz realmente capoeirista . Mandinga é isso, é sagacidade, é você poder bater no adversário e não bater , você mostra que não bateu porque não quis."
"O aluno é reflexo do mestre e o mestre e reflexo do aluno"
"O aluno não compete com o mestre e o mestre que se respeita não compete com o aluno"
"Para mostrar que é bom o capoeirista não precisa bater"
"Morro e dou a minha alma pela capoeira"
"Meu pai sempre me ensinou que a gente não deve ensinar tudo o que sabe, porque senão, os alunos vão embora"para nascer pois sou de sete meses."
"Tem pessoas que são grandonas, fortes, fazem três anos de capoeira e já se autodenominam mestres. Para alguns deles o avião é o que os forma como mestres, quando chegam a outro país dizem eu sou mestre e como ninguém lhes conhece, acreditam neles. Essas pessoas lesam a consciência da gente."
"Eu tenho 56 anos de capoeira e ainda não sei nada; meu pai tem 102 anos e ainda diz que não sabe. Tem "doutores" que tem
"Capoeirista é calmo. Divagar para o angoleiro ainda é pressa. Eu só tive pressa 5 anos de capoeira e falam que já conhecem "as duas"."

Nenhum comentário:

Postar um comentário